Portal do Detran oferece mais de 20 serviços

42

Levou multa e está preocupado com a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação? A consulta de pontos da CNH é um entre os mais de 20 serviços oferecidos pelo portal do Detran.SP. Para fazer a consulta é preciso se cadastrar no momento em que for acessar o campo “Consulta de Pontos da CNH” e fazer o registro da senha de acesso.

É importante estar atualizado para não exceder a quantidade de pontos que pode levar à suspensão ou bloqueio da licença de dirigir. O limite é de 20 pontos, que não podem ser excedidos no período de 12 meses. Caso o limite seja ultrapassado, o motorista recebe uma notificação.

É possível recorrer da decisão, mas se o pedido for indeferido, o condutor fica impedido de dirigir pelo período de um ano, sendo obrigado a entregar a CNH e fazer um curso de reciclagem oferecido pelo Detran.SP e Centros de Formação de Condutores.

Se for surpreendido dirigindo no período de suspensão da CNH, o motorista pode receber outras penalidades, entre as quais suspensão por mais dois anos do direito de dirigir e ser enquadrado por crime de trânsito, com pena de até um ano de detenção. Pode inclusive ter a licença de dirigir cassada.

No portal também é possível indicar o motorista que estiver na condução de seu veículo, quando a multa foi aplicada, se não for o proprietário do veículo. Nesse caso, a pontuação é atribuída ao condutor. A indicação, entretanto, deve ser feita pelo proprietário no campo “Indicação do Condutor”. Basta  seguir as orientações que constam no site.

Pelo Portal do Detran.SP é possível ainda fazer pesquisas sobre débitos e restrições a veículos, apresentar recursos, agendar serviços para a tirar primeira habilitação, para renovar a CNH, mudar de categoria, entre outros serviços.

INFORMAÇÕES: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA-SP